(+351) 276 510 200
Welcome to RoadThemes

Cart

A ASSOCIAÇÃO

 

A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, foi criada com o intuito de agregar numa estrutura associativa, os pequenos produtores de fumeiro, que já participavam na “Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso”, evento este que é organizado actualmente em conjunto com a Câmara Municipal de Montalegre, e que tem lugar anualmente no mês de Janeiro.
A Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso é sem dúvida o evento mais importante do ponto de vista económico e social de Montalegre.
Tem como objetivo a valorização dos recursos e património local e a comercialização do fumeiro tradicional e de outros produtos locais de reconhecida qualidade, fomentando-se assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do tecido empresarial do concelho.

A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, foi criada com o intuito de agregar numa estrutura associativa, os pequenos produtores de fumeiro, que já participavam na “Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso”, evento este que é organizado actualmente em conjunto com a Câmara Municipal de Montalegre, e que tem lugar anualmente no mês de Janeiro.
A Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso é sem dúvida o evento mais importante do ponto de vista económico e social de Montalegre. Tem como objetivo a valorização dos recursos e património local e a comercialização do fumeiro tradicional e de outros produtos locais de reconhecida qualidade, fomentando-se assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do tecido empresarial do concelho.
Este evento, que teve a sua primeira edição em 1992, foi ganhando cada vez mais importância ao longo dos anos, para o tecido empresarial do concelho de Montalegre e tem sido o principal acontecimento, que tem atraído a procura turística ao riquíssimo património do concelho (gastronómico, natural e cultural)
Tem sido também uma actividade económica complementar muito importante, à sustentação económica de mais de 100 famílias, na sua grande maioria bastante carenciadas e de baixos níveis de escolaridade, que praticam uma actividade agrícola de subsistência em explorações de reduzidas dimensões.
A Associação tem um papel muito importante nesta actividade, e até numa perspectiva de desenvolvimento rural e turístico da região, tendo em conta a importância da Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso para a região.

Tem como missão, defender, representar, formar e informar os seus sócios nos seus aspetos técnicos, socioecónomicos, legais e sociais.
Constituição de uma fileira produtiva de fumeiro e outros produtos locais robusta, assente nos agricultores e empresários agrícolas locais, que permita o aumento da cadeia de valor associada a estes produtos de qualidade com denominação de origem controlada, incrementando o rendimento das suas atividades económicas de modo a torná-las rentáveis e atrativas.

As atividades levadas a cabo dividem-se em dois tipos:

A.ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DO FUMEIRO E PRESUNTO DO BARROSO.
A APFTFB é responsável pela organização de evento em parceria com a Camara Municipal de Montalegre. As suas responsabilidades consistem em assegurar a genuinidade e a qualidade dos produtos comercializados no evento através da implementação de um plano anual de controlo por etapas. Tem também a seu cargo a seleção e inscrição efetiva de todos os expositores.

B. SERVIÇOS PRESTADOS EM FORMA DE APOIO TÉCNICO AOS SEUS SÓCIOS:
Elaboração de candidaturas a projectos de Apoio ao Investimento (AGRIS/PRODER/PDR) em Unidades de transformação de Fumeiro, Panificação, Doces, compotas geleias e marmeladas, mel, plantas aromáticas e medicinais, licores, etc.
Instrução de Processos de Licenciamento da Actividade Industrial dos estabelecimentos dos sócios.
Instrução de Processos de Reconhecimento do estatuto de Artesão e Unidades Produtivas Artesanais, nos termos do Dec. Lei 110/2002 de 16 de Abril e portaria n.º 1193/2003 de 13 de Outubro.

Formação Profissional nas áreas de formação sensíveis às necessidades dos nossos Associados mediante Protocolo com Entidades Formadoras Certificadas.

Caracterização, promoção e divulgação de uma região com alto potencial turístico e de grande riqueza e variedade gastronómica como é Barroso;
Implementação estratégias, com o objectivo de apoiar, promover e dinamizar a actividade tradicional da produção de fumeiro, aumentando e apostando na qualidade e aumentar a quantidade de produção.
Apoio técnico e consultoria nas áreas da segurança alimentar.

ÓRGÃOS SOCIAIS FUNÇÕES NOME
ASSEMBLEIA GERAL PRESIDENTE Amadeu Antunes Dias
SECRETÁRIO Ana Purificação Esteves Gonçalves
SECRETÁRIO Carla Alexandra Frutuoso Pires Lopes
DIRECÇÃO PRESIDENTE Boaventura da Silva Mendes Moura
VICE-PRESIDENTE José Maria Alves Pereira
SECRETÁRIO Germano José Surreira
TESOUREIO Manuel Pereira Duarte
CONSELHO FISCAL PRESIDENTE Joaquim Azevedo Dias
VOGAL Rui Manuel Alves Madeira
VOGAL Manuel Lopes Alves

Colaboração no Projecto de desenvolvimento experimental e Demonstração, no âmbito da Acção 8.1 Programa AGRO – “V Jornadas do Porco Bísaro” e “I seminário do Porco Bísaro no Barroso” Novembro de 2004.

Projecto “Pontos de Promoção dos Produtos Locais” – apoiado pelo ORGANISMO INTERMEDIÁRIO DE GESTÃO DO PROGRAMA LEADER+, ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega. 2006

Projecto “Pecados do Alto Tâmega” Programa Leader +, ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega. 2007

Curso EFA de Operadores de Preparação e Transformação de Produtos Cárneos, B2+B3, inicio em Novembro de 2008, fim em Abril de 2010 financiado pelo POPH e FSE.

Projecto de Formação-Acção MOVE-PME, Gestão Estratégica e Operacional, inicio em 2011, termo em 2013. Financiado pelo POPH e FSE.

Projeto de Formações Modulares Certificadas, inicio em 2012, termo em 2014, financiado pelo POPH e FSE.

Colaboração com o TPNP – Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o ECOMUSEU DE BARROSO no desenvolvimento do Projecto “Lojas Interativas”.

Colaboração com a AEP – Associação Empresarial de Portugal no Projecto “Portugal Sou Eu” no reconhecimento e atribuição do selo do Projecto aos produtores e produtos locais.

Registo Nacional do Artesanato.